Valor em Saúde

A grande pergunta é: para quem entregar valor?

Na saúde, valor tem um significado diferente do que estamos acostumados.

Envolve contexto social, e esse valor é criado quando os recursos, processos e serviços são utilizados para levar melhorias nas vidas dos pacientes, além do valor econômico.(1)

A grande pergunta é: para quem entregar valor?

-para acionistas – operadoras e fontes pagadoras

-para cada paciente

-para a população (visão de saúde populacional, em maior escala)

-para a própria instituição

-para os profissionais da saúde

Segundo o consórcio internacional de pesquisa ICHOM (Internation Konsortium dor Health Outcomes), temos que definir quais desfechos vão ser mensurados e melhorar processos e condutas.

Logo, indicadores de avaliação devem nortear as ações.

Devemos nos perguntar quem avalia: paciente? fonte pagadora? (operadora)

O objetivo é medir desfechos para compreender como melhorar a jornada do paciente.

Abaixo, um exemplo do site ICHOM em fibrilação atrial:

Vamos falar agora sobre:

Pensando nos pacientes como atores de cuidado, temos, segundo o ICHOM (2), indicadores segundo o paciente:

– PREM: patient related experience measures

-PROM: patient related outcome measures

Mas, os elos da cadeia que envolvem os profissionais de saúde ainda têm diversos gargalos:

-colaboração entre os profissionais

-comunicação efetiva

-cultura organizacional

-transformação organizacional

-confiança

A proposta de valor deve ser compartilhada.

A cadeia de valor envolve todos os profissionais, ecadeia de valor não é sinônimo de valor em saúde. Cada um dos elos tem seu valor, e tem cadeias de valor dentro dele.

Segundo Pedroso e Malik (1), podemos exemplificar a complexidade da cadeia valor na figura abaixo, além de suas atividades.

Então, a cadeia de valor em saúde não é valor: é o sistema e a gestão.

Boa reflexão e bons estudos!

Referências:

1.Pedroso, MC, Malik, AM. Cadeia de valor da Saúde: um modelos para o sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde coletiva, 17 (10): 2757-2772, 2012.

2.www.ichom.org