Mulheres na liderança em Saúde: desafios?

Há cerca de 1 século, as mulheres vem ganhando espaço gradativamente no mercado de trabalho. Mas ainda enfrentam desafios?

Dizem que o ano de 2022 é o ano do “empoderamento feminino”…vemos diversos movimentos e cursos sobre “Mulheres na liderança”e “Desenvolvimento de habilidades femininas para alcançar sucesso”.

Porém, ainda vemos mulheres que se anulam ou permitem ser anuladas no trabalho ou no relacionamento…

E na área da saúde e no mundo corporativo não é diferente. Diversos artigos mostram que a área da saúde é desafiadora e ainda resistente em aceitar mulheres em cargos de liderança. Mas por quê?

Podemos elencar alguns fatores que contribuem para isso:

-forma de pensar dos responsáveis por promoções: líderes de saúde tradicionalmente são homens. Será que realmente mulheres não correspondem à imagem de um líder de topo?

-áreas operacionais e estratégicas são classicamente consideradas masculinas.

-a profissão médica ainda é uma profissão de gênero, por muito tempo masculina.

E agora? Simplesmente aceitamos, sentamos e esperamos?

Talvez adotar um planejamento estratégico seja mais inteligente e interessante, começando pelo auto-conhecimento.

Conhecer seus pontos fracos e fortes, e desenvolvê-los. “Devemos ser líderes de nós mesmos, antes de ser líder de outros”, como me disse um grande professor.

Trilhar seu próprio caminho, se reinventar e sair fora da caixa é libertador. Tanto profissional quanto na vida pessoal. Vale a pena tentar, é meu #ficaadica.

Buscar inovação!!! Seja incremental, disruptiva!!! Aliás, as estratégias disruptivas são as melhores, que vem para “arrebentar” e mudar tudo.

Mudar a mentalidade é fundamental. Não adianta ter as habilidades (famosas “skills”, soft skills, tão faladas hoje) certas, e não mudar o pensamento…

Vamos enxergar os desafios de maneira diferente, encarar a real que as desigualdades existem (e não pintar o mundo de cor de rosa) e criar janelas de oportunidades!

Ref:

1.Liss et al. Exploring the Challenges Facing Women Leaders in Health Care. Harvard School of Public Health 2018.

2. Mousa et al. Advancing women in healthcare leadership: A systematic review anda meta-synthesis of multi-0sector evidence on organizational interventions. The LANCET Discovery Science, vol.39. 2021.
DOI: https://doi.org/10.1016/j.eclinm.2021.101084